segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Resolução 2012 - Deixar de Fumar

Quantas vezes já deixou de fumar? E quantas vezes voltou a acender um cigarro, incapaz de resistir ao vício? Deixar de fumar não é fácil, mas é possível.
Não! Felizmente não sofro deste mal. Mas o maridão sim!
Como resolução de 2012 está a tentar deixar de fumar...E decide dar-lhe uma ajuda (e para todos que também têm esta resolução para o Ano Novo) e andei a pesquisar sobre o tema na net.


Aqui ficam algumas dicas (espero que ajude, meu amor):


Imagem Retirada da Net
1. Dedique-se a 100%. Grande parte do fracasso dos fumadores que não conseguem deixar de fumar prende-se com o facto de estes não se entregarem a esta “luta” a 100%, ou seja, no fundo sabem que não vão conseguir, não contaram a ninguém, não fizeram um compromisso sério e sólido. É preciso ter um plano, escrevê-lo preto no branco, anunciá-lo no seu blogue, informar familiares e amigos, juntar-se a um grupo ou fórum de apoio. Não facilite este compromisso, pois, uma vez que estiver 100% dedicado a este objectivo, não há volta atrás
2.Tenha um plano. Esse plano deve conter um sistema de apoio, alguém com quem possa falar nos momentos mais difíceis e, claro, um sistema de prémios. Escreva numa folha o que vai fazer quando for assolado pela primeira vontade de fumar e coloque-a num local bem visível, tanto em casa como no trabalho. Se esperar por essa primeira vontade de acender um cigarro para saber como vai lidar com a situação, a batalha pode já estar perdida. Tem de estar completamente preparado para resistir a esses desejos. 
3. Conheça as suas motivações. Quando a vontade de fumar “atacar”, ajuda conhecer as motivações. Vai deixar de fumar pelos seus filhos? Pela sua mulher? Pelo seu namorado? Por causa da sua saúde? Porque quer poupar dinheiro?  Porque o seu médico o aconselhou? Tenha uma lista com todas as excelentes razões que o levaram a tentar deixar de fumar bem visível, física ou mentalmente, e lembre-se delas quando surgir aquele impulso.
4. Comece a sua luta, coloque todos os seus cigarros no lixo. É importante não ter nenhuma tentação em casa. A nossa mente é perita em enganar-nos e pode ter a certeza que lhe vai dizer “não é um cigarro que lhe vai fazer mal” e, claro, vai ser muito difícil argumentar com isso se todo o seu corpo lhe está a pedir para fumar. Apesar de ser extremamente difícil não pode ceder. Determine desde o início que não voltará a fumar, nem uma única passa, é um passo para a recaída.
5. Café e Fumar. Amigos Inseparáveis. Portanto, se você está prestes a desistir, deve diminuir o seu consumo de café.
6. Inscreva-se num fórum. Quem está miserável (neste caso porque não pode fumar) gosta da companhia de outros que estejam exactamente na mesma situação, desta forma não se vai sentir tão sozinho. Por isso mesmo, o ideal é juntar-se a um grupo de apoio real ou a uma comunidade virtual onde todos estão a tentar deixar de fumar – a partilha de experiências e sugestões é extremamente valiosa. Aqui existe apenas uma regra que deve tentar cumprir: procure-os sempre que lhe apetecer fumar, são as pessoas ideias para o convencer a não fazê-lo. Para além disso, será um grupo espectacular com quem celebrar pequenas vitórias, suas e dos outros.
7.     Tenha um sistema de recompensas. Todo o esforço que é tentar deixar de fumar pode e deve ser compensado, por isso, tenha um plano para todos os seus sucessos, principalmente depois do primeiro, segundo e terceiro dias; depois da primeira semana e da segunda; depois do primeiro mês, do segundo, do sexto; sempre que achar apropriado. E capriche nesses prémios: CDs, DVDs, livros, roupa, um par de sapatos, uma massagem, um jantar fora, um fim-de-semana num hotel magnífico… Para além disso ou em alternativa, coloque o dinheiro que gastaria diária ou semanalmente em cigarros num frasco e veja o seu “prémio” crescer de dia para dia!
8.     Atrase. Quando for assolado por um desejo, não ceda, espere e faça o seguinte: inspire e expire 10 vezes, beba um copo de água, coma qualquer coisa, telefone à pessoa que mais o tem apoiado nesta fase, escreva um post no seu fórum, dê uma caminhada… faça o que tiver de fazer, mas atrase essa cedência até deixar de sentir o desejo. Pode demorar, mais ele vai desaparecer e você vai conseguir. Quando conseguir, celebre e vença esta batalha um desejo de cada vez.
9. Substitua hábitos negativos por positivos. O que faz quando está mais stressado, ansioso ou zangado? Acender um cigarro claro. Arranje mecanismo para combater o stress: meditar, respirar profundamente, massajar uma bola de stress, apanhar ar fresco, ouvir música, ir para o ginásio… Já que está numa de desafio, aproveite para substituir os hábitos negativos por positivos.
10.      Pensamento positivo. Para quem está a tentar deixar de fumar, os primeiros dois dias são os mais difíceis – se conseguir sobreviver a essas 48 horas sem acender um único cigarro conseguiu ultrapassar a fase de “ressaca da nicotina” e o resto é força de vontade mental. No entanto, a primeira semana vai continuar a ser difícil, mas em compensação, a segunda já será um pouco mais fácil. Normalmente a partir daí, não há que enganar, basta pensar de forma positiva e confiante. Os desejos serão cada vez menos frequentes e menos fortes, mas quando aparecerem não se esqueça dos seus motivadores e principalmente de tudo aquilo que já conseguiu conquistar. Pense que vai conseguir, porque vai… afinal já tanta gente consegui deixar de fumar, porque não você?
11.   Se cair, levante-se e aprenda com os erros. Todos nós fracassamos, é normal e não significa que somos uns fracassados ou que somos incapazes de ser bem-sucedidos. Se ceder aos desejos, se voltar a fumar, não é o fim do mundo – é altura de se levantar e de voltar a tentar. É natural que um fumador não consiga deixar o vício à primeira, mas há-de chegar à sua meta; entretanto, veja onde errou, quais foram os maiores obstáculos e como pode ultrapassá-los na próxima tentativa. No entanto, não espere muito tempo para voltar a tentar – dê-se alguns dias para voltar a planear, a motivar-se e a comprometer-se. Vai conseguir. 
12. Lavar os dentes após cada refeição ou usar uma chiclete de menta. Desta forma, você irá enganar o seu cérebro ao dar-lhe informações que já terminou a sua refeição e já não precisa de algo mais. Em um par de minutos os seus níveis de açúcar irão normalizar e você irá deixar de ter necessidade para acender um cigarro.
13.Hidrate-se com água. Beba muita água, além de o hidratar a água irá ajuda-lo a reduzir a vontade de fumar. Se estiver com fome, coma. Não se deixe enganar pelas sensações da falta de nicotina.
14. Mantenha-se ocupado. Esta é talvez a dica mais eficaz para quem pretende deixar de fumar. Se você estiver focado em algo, o tempo vai passar e você nem se vai lembrar do cigarro. Se conseguir desviar a sua mente para situações que precisa de atenção extra, então você pode vencer os impulsos da falta de nicotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...