O monge e filósofo budista vietnamita, Thich Nhat Hanh, escreve sobre como apreciar uma boa chávena de chá. Temos que estar totalmente despertos no presente para apreciar o chá. Apenas com a consciência no presente, nas nossas mãos podemos apreciar o aroma, sentir a doçura e saborear a delicadeza. Se estamos a remoer sobre o passado ou preocupados com o futuro, perderemos por completo a experiência de apreciar a chávena de chá. Olharemos para a chávena, e o chá terá já terminado.
A vida é assim. Se não estamos totalmente no presente, quando olharmos á nossa volta este terá desaparecido. Termos perido a sensação, o aroma, a delicadez e a beleza da vida. Parecerá ter passado a correr por nós.
O passado terminou. Aprendamos com ele e deixemo-lo ir. O futuro ainda não está aqui. Planeemos, sim, mas não gastemos o tempo a preocuparmo-nos com ele. A preocupação é uma perda de tempo. Quando pararmos de nos preocupar com o que podeá nunca vir a acontecer, então estaremos no momento presente. Só então começaremos a experimentar a alegria de viver.
in Só o amor é Real de Dr. Brian Weiss
Olá,
ResponderExcluirDescobri ontem o seu blog, posso dizer que adorei!!! :)
Pois temos algumas coisa em comum, nomeadamente a questão financeira.
De qualquer forma vou continuar a acompanhar o eu blog.
Parabéns! E obrigada por partilhar as suas experiências. BJS
Obrigada Conceição!São comentários como o seu que me dão força.
Excluir