Andei a pesquisar na net e escolhi esta receita.
A massa ficou muito fofa e macia, mas esfarelava-se um pouco (não percebi porquê)
- 600g de farinha
- 120g de açúcar
- 1 ovo
- 3 dl de leite morno
- 2 colheres de sopa de aguardente (utilizei whisky - não tinha aguardente)
- 1/2 limão (raspa)
- 1/2 colher (de chá) de erva doce (como não tinha em pó, piquei os grãos)
- 1 colher (de café) de sal
- 25g de manteiga
- 25g de banha de porco
- 1 pacote de fermente biológico seco (11g) (não sei se o meu fermento é biológico - utilizei fermento de padeiro vahiné)
- 2 gemas de ovo para pincelar
- 2 ovos cozidos
Coloque todos os ingredientes à temperatura ambiente na máquina de fazer pão, no programa massa e deixe amassar tudo durante 20 minutos. A massa é mole e pegajosa, mas é mesmo assim. Com as mãos enfarinhadas coloque-a num recipiente bastante grande (com a capacidade mínima de 4 litros), pois a massa cresce muito. Feche o recipiente com a tampa ou com película aderente. Embrulhe o recipiente com uma ou duas mantas quentinhas. Deixe descansar a massa durante 3 horas num sítio afastado de correntes de ar. (Coloquei dentro do forno).
Passadas as 3 horas, a massa deve ter crescido até ao cimo do recipiente. Com as mãos enfarinhadas (se necessário polvilhe a massa também com farinha) divida a massa em duas partes e forme 2 folares, retirando duas 2 tirinhas de massa para colocar sobre os ovos. Não aperte muito a massa para não perder o ar que se formou no seu interior, molde apenas 2 bolas enrolando a massa para dentro. Coloque cada folar sobre 1 tabuleiro com farinha e a tirinha de massa ao lado. Cubra com um pano da louça lavado e coloque novamente a manta por cima e deixe a massa levedar mais 1 hora.
Coloque então 1 ovo cozido no meio de cada folar pressionando com a mão. Divida cada tirinha de massa em duas. Enrole e estique as tirinhas colocando-as em cruz sobre o ovo cozido e pincele os folares com gema de ovo. Leve a cozer ao forno pré-aquecido a 180ºC, com um tabuleiro de água quente no fundo. Deixe cozer aproximadamente durante 25-30 minutos cada folar. Se necessário utilize uma espátula com cuidado para ajudar a descolar o folar do tabuleiro.
Ficaram bem bonitos! Parabéns! Bj
ResponderExcluir