Já tinha falado sobre este tema aqui, mas devido aos vossos conselhos/comentários achei que devia explicar melhor como faço.
Este é o meu lava-loiças. Como podem verificar tenho duas pias (será assim que se chama?) e uma base para colocar a loiça a escorrer.
O meu processo normal (que vai de encontro as comentários/conselhos deixados) é:
1º Encho as duas pias de água, uma com detergente outra com água limpa;
2º Lavo 1º a loiça menos suja (copos, talhares ) e depois passo para os pratos e tigelas da sopa e só no fim os tachos.
3º Passo toda a loiça por água sem detergente que está na 2º pia e depois coloco a escorrer no escorredor da loiça.
Tendo em atenção que a minha máquina já tem alguns aninhos, não deve ser muito económica, julgo que provavelmente irei conseguir poupar alguma coisinha no final do mês na conta da EDP.
Em relação à agua, o consumo também não é muito elevado, dado que encho as duas pias e apenas (não enxaguo com água a correr).
Mas também consumo mais gás (esquentador)...
Vamos ver se a poupança forçada irá resultar em alguma poupança monetária...
Boa táctica!
ResponderExcluirPara saberes se resulta o ideal é pegares em facturas eléctricas e da água do ano passado (se não tinhas esse procedimento) e comparar com as actuais.
Eu comprei uma máquina de lavar roupa com elevada eficiência energética e só em electricidade passei a poupar cerca de 20,00 € por mês.
Beijinho e boas poupanças.
Carlota, achei engraçado sentires necessidade de explicar o teu método. Eu sempre lavei a loiça à mão como tu enquanto não tive máquina, e já na casa dos meus pais também era assim com duas tinas. Mas é verdade que os tempos vão mudando e assim também os hábitos, de tal forma que alguns desses hábitos já não são conhecidos ou valorizados actualmente.
ResponderExcluirNo entanto, cada vez mais acho que a chave para poupar mais está no retorno a algumas rotinas dos nossos pais e avós, incluindo as boas e velhas duas tinas com água para lavar a loiça!;-)
Cumprimentos, Ariana.
Ola!
ResponderExcluirAqui em casa lavava-se com água a correr mas há cerca de uma semana começámos a fazer como tu, poupa-se muita água e gás também.
Continua a dar-nos dicas porque gostamos. Certamente que esta vai ser útil a alguém que ainda não o faça.
Beijinhos
Pois eu das vezes que lavo a loiça é com água a correr para exaguar :S:S:S
ResponderExcluireu vou ali auto-fuzilar-me psicologicamente e já volto :p
jokas
Eu também faço assim, só que acho as pias demasiado grande e coloco alguidares dentro de cada uma.
ResponderExcluirse uares um alguidar dentro da pia de passar, ainda podes reaproveitar a água para lavar o chão, e depois reaproveitar novamente para o autoclismo.
ResponderExcluir