Ontem, para a aproveitar o forno (o jantar foi salmão no forno) decidi fazer uns bolinhos de canela. Mas achei que a receita tinha pouco água e decidi colocar mais. A ideia era ir pondo aos poucos a ter ver se tinha suficiente. Mas o meu ajudante de cozinha pegou no copo medidor e colocou a água toda. Resultado: a massa ficou muito líquida e então surgiram as Bolachinhas de Canela em vez de Bolinhos de Canela. Já andei a pesquisar na net e parece que a receita é um pouco diferente da que vem na revista Mulher Moderna na Cozinha Especial Receitas Económicas, que foi de onde eu tirei.
Aqui fica a receita da revista:
Ingredientes:
625 g de farinha de trigo
440 g de açúcar amarelo
15 g de canela em pó
150 g de manteiga
1,25 dl de água (coloquei 5 dl claramente demais)
125 g de raspa de limão
2 gemas
manteiga e farinha q. b.
Ligue o forno a 190º. Numa tigela, junte a farinha com o açúcar amarelo, a canela em pó e a manteiga levemente derretida. Continue a amassar e junte água, aos poucos e a amassando sempre. Junte agora as raspas da casca de limão e amasse um pouco mais.
Tape e deixe descansar 15 mt. Molde a massa em bolachinhas e achate-as. Coloque-as num tabuleiro untando com manteiga e polvilhado com farinha, pincele-as com a gema de ovo e leve-as a meio do forno, previamente aquecido.
Deixe-as cozer por cerca de 20 minutos. Depois de arrefecerem um pouco, descole-as do tabuleiro. Guarde estes bolinhos em caixas hermeticamente fechadas.
Depois de ver os outros ingredientes na blogesfera para a próxima vou tentar fazer assim (mas também gostei em forma de bolachas - tinha que ter era menos água):
Ingredientes:
300 g de farinha de trigo
100 g de açúcar amarelo
15 g de canela em pó
125 g de manteiga
1 ovo
125 g de raspa de limão
1 gema (para pincelar)
manteiga e farinha q. b.
Nenhum comentário:
Postar um comentário