segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Gestão de Tempo #1

Sim, a semana passada foi complicada. Mas a semana passada já é passado. E uma coisa que eu gosto é aprender com os erros do passado para evitar repetir no futuro.
Assim, aceitei a sugestão da Mafalda S. e fui procurar textos sobre a gestão de tempo e produtividade. (o livro que me sugeriu terá que ser adquirido noutra altura - agora estamos apenas nos gastos indispensáveis.)
Não sinto que não dê prioridade à minha família, o problema está mesmo é na gestão do meu tempo.
Apercebi-me que tenho um problema de atitude: estou sempre a adiar as tarefas até à última hora possível
Este pequeno texto encaixe perfeitamente (vi tanta coisa que já não sei de onde tirei):
"Não trabalhe mais horas só porque não consegue ter o trabalho pronto. Aprenda a gerir o tempo e a usar as horas que dispõe da forma mais produtiva possível, depois esqueça o trabalho e vá para casa.
Planeie o seu tempo antes de começar a trabalhar. Isto dar-lhe-á uma excelente sensação de estar com as coisas controladas.
Preocupe-se em mostrar resultados durante o tempo que passa na empresa e não em trabalhar mais horas do que os outros. O seu chefe vai reconhecê-lo como sendo uma pessoa que age rapidamente, não perde tempo com coisas insignificantes e entrega os resultados que a empresa necessita"

Aqui ficam algumas das técnicas que vou começar já implementar hoje:


1. Faça uma lista de tarefas com nível de importância e tempo previsto para cada tarefa, antes de começar a trabalhar. (já tinha uma lista mas sem as prioridades e tempo) A minha lista será feita no dia anterior e vou tentar fazer uma lista semanal. 


2. Deixar o local de trabalho organizado no final do dia. Como por vezes, saio a correr para ir buscar o R. porque já está em cima da hora, acabo por deixar as coisas um pouco de "pantanas".


3. O email vai ficar desligado durante o dia. (não recebo e-mails de brincadeiras no trabalho - por norma- mas existem sempre e-mails a solicitar coisas e, como sou muito curiosa, estou sempre a ver perdendo tempo e concentração no que deveria estar a fazer) Vou ligar o e-mail de manhã, antes de almoço e no fim da tarde.


4. Definir uma hora de terminar. A Lei de Parkinson diz que “maior será a sua capacidade de concentração quanto menos for o tempo disponível para realizar uma tarefa” (normalmente o que me acontece - daí ficar até mais tarde). Definir uma hora de término e cumprir essa hora, fará com que me sinta pressionada a realizar essa tarefa, concentrando-me apenas nela e elevando o meu potencial.





5 comentários:

  1. Olá, gostava de te enviar um e-mail, dá-me o teu endereço.
    Bjocas e td de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bubble o meu e-mail é carlaveigasimoes@hotmail.com

      Excluir
  2. Gostei destas dicas, vou guardá-las tb para mim :)
    boa organização laboral :D

    ResponderExcluir
  3. Bem, estou a gostar de ver. Tu não baixas os braços, arregaças as mangas e vais à luta. És um exemplo a seguir.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mafalda. Pelo menos tento. Apesar de coisas por vezes não serem bem como queremos. Mas esforço-me. Obrigada por tudo Beijinhos Grandes

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...