quinta-feira, 26 de abril de 2012

Poupar Água dos Banhos

Como medidas de poupança são sempre boas e este recurso natural é muito importante e escasso, aqui fica (em género de actualização deste) as minhas medidas para poupar água.


1. Tento coordenar os horários do banhos de forma na família de forma a que exista o menor tempo possível entre cada um, assim, a água demora menos tempo a a aquecer e menos litros são "desperdiçados";
2. A C. ainda toma banho nestas banheiras. Assim aproveito a água do banho dela para descargas das sanitas. Por vezes, também para lavar o chão juntando um pouco de vinagre;
3. Tenho um balde e um garrafão de 5 lt na banheira. Por vezes, coloco água num outras vezes noutro. O motivo? A água do garrafão sai directamente da torneira, logo água limpa que posso utilizar para regar plantas ou numa emergência de falta de água. A água do balde fica no chão da banheiro enquanto tomo banho e acaba sempre por encher com a água que vai caindo. Esta apenas utilizo para evitar descargas da sanita ou lavar o chão (juntando um pouco de vinagre novamente);
4. Não consigo utilizar o copo para lavar os dentes. Não fui habituada e normalmente encho e esqueço-me e vou à torneira. É escusado. No entanto, a torneira fica fechada enquanto lavo os dentes;
5. Lavo o loiça à mão. Desde que utilizo este método forçado que noto que a conta da água diminuiu 2/3 €. Sei que não é muito, mas juntando à diminuição da conta da eletricidade no fim do ano ainda é uma boa poupança.

8 comentários:

  1. Olá,
    eu também tenho ou um garrafao ou um balde no WC para deixar correr a água enquanto não fica quente e quando um vai tomar banho todos os outros também vão a seguir para evitar perdas de gás. Eu noto tanto na conta da água como na durabilidade da botija de gás.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlota, Eu costumava guardar a água do banho, mas desde que a minha filha com 1,5 ano se atirou de cabeça para dentro da banheira, enquanto eu estava no outro lado da casa, deixei de o fazer. Para um pequenino se afogar basta um palmo de água... Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também tenho um balde no chuveiro para ir enchendo até a água aquecer e tal como tu em casa tomam todos banho de enfiada para poupar na água e no gás. Normalmente uso a água para a sanita e para as flores.

    ResponderExcluir
  4. Ás vezes ponho um balde na banheira para depois usar essa agua apra limpar chao ou lavar varandas. Mas a verdade é que me esqueço muitas vezes. Mas também não é menos verdade que a agua aquece depressa. Quase pouco encho para o balde!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Grão a grão enche a galinha o papo! Cá por casa tudo o que se pode poupar tmbém se poupa e somos contra o desperdício.
    Beijinho
    LBD

    ResponderExcluir
  6. Essa dos baldes para o banho ainda não consegui fazer mas a loiçinha também me fez uma diferença fenomenal.

    ResponderExcluir
  7. Excelentes práticas!

    Tenho um desafio no meu blog para ti. As perguntas são feitas por mim, por isso fico curiosa quantas às respostas que possas dar (se quiseres participar, é claro).

    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Agora tem um novo conceito revolucionário: sanita e lavatório numa peça, para poder poupar água utilizando a que usamos quando lavamos as mãos, depois no sanita. Além disso, tem um desenho futurista muito interessante. Conhecem ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...