sábado, 22 de dezembro de 2012

Caseiro vs Compra

Ultimamente, ando super desorganizada, dessarrumada e desorientada...
Não me consigo concentrar em nada...
Mas sinto que ando em processo de mudanças interiores...
Por isso, não tenho conseguido vir aqui com tanta frequência!
Mas hoje estava deitada e a pensar: o marido vai trabalhar de tarde, o R. está com os avós, podia aproveitar e fazer uma coisa que já queria fazer á muito tempo : rissóis!                                     
E depois comecei a pensar: mas também preciso de fazer outras coisas... Será que dá tempo para tanta coisa?
E após a sequência de pensamentes veio : será que devo ficar arrasada com a imensidade de coisas que quero e preciso fazer e ainda incluir coisas que posso perfeitamente não fazer e comprar? 
Ora aqui esta a minha dúvida do dia:
- fazer rissóis caseiros  ou comprar rissóis!
Muitas vezes, fico arrasada porque quero fazer muita coisa e nunca consigo fazer nem metada da lista. Mas será que a lista é que está demasiado cheia e impossível de executar?
Será que exigo demasiado de mim? Que quero fazer este mundo e o outro, e consequentemente ficar frustada por não conseguir?  
...e que ganho com isso? Fico novamente super desorganizada, dessarumada...
Existem imensos conselhos, e "super mamãs" ou "super mulheres" por essa blogesfera fora.... e muitas vezes tento seguir os seus conselhos... Mas, cada um tem a sua maneira de ser, a sua família, etc... O que para uns é bom e possível para outros pode ser completamente impossível!
Temos sempre que adaptar qualquer conselho á nossa vida... E ai é que está a dificuldade... Não temos mapa, nem guias pois temos que ser nós próprias a fazer!
E não é fácil!          

                                                                                                       

6 comentários:

  1. As tuas duvidas também já foram as minhas ;-) mas com o tempo aprendemos, eu enervava-me imenso porque queria fazer tudo e mais alguma coisa, e tinha que sair tudo bem...pois acabava por andar sempre de rastos, nunca aproveitar as festas, folgas, etc, optei por quando tenho tempo faço, se puder ir adiantando melhor, quando vejo muita coisa e pouco tempo faço uma selecção compro o que tenho que comprar e faço o que posso, ninguém é perfeito, eu também ando sempre a tentar aperfeiçoar o meu método de organização, mas como tudo na vida uns dias corre bem outros mal, beijinhos, boas festas!!!








    ResponderExcluir
  2. Penso que a tua pergunta "será que é a lista que está demasiado cheia?" é a chave.
    Não é por em alguns dias conseguirmos concretizar este mundo e o outro que vamos sempre conseguir esse desempenho.
    Eu tenho aprendido que nós somos de ciclos. Fisica, emocional e psicologicamente. Temos altos e baixos. Fazemos mais que todos os outros e também menos que mais ninguém. E isto sem falar de circunstâncias de saúde que poderão, também, condicionar o nosso desempenho.
    Por isso, uma boa forma de levar bem a vida é aceitar as fases diferentes do meu "eu" e dar o devido desconto, sem me exigir que seja sempre tão eficiente como sei que sou capaz.
    Vejo este assunto como um desporto.
    Um sprinter que tenha ganho a medalha de ouro nas olimpíadas também não se exige andar sempre em modo sprint. Também corre mais devagar, também caminha e também descansa. E não se sente frustrado por isso, pois não?...
    Pois... Acho que é isso. Não nos frustrarmos por aquilo que é normal.
    Desculpa o comentário tão longo.

    ResponderExcluir
  3. ola, tenho lido muito o seu blog porque m identifico muito consigo. nesta situação a minha resposta é: o resto esta arrumado e minimamente em ordem? para que vale ter rissois caseiros feitos e ter o resto tudo desarrumado. so me iria deixar uma pilha de nervos. tambem pode ser que nestes dias tenha tempo e queira deixar a casa para outro dia... antes da minha filha nascer gostava de fazer doces complicados,agora dificilmente... o meu lema passou a ser não se faz aquilo q se quer mas o q se pode. espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  4. Cada qual é como é...devemos aproveitar o que o a vida nos dá e aprecia-la com quem nos rodeia. Não precisamos de ter uma casa super arrumada tipo tv, nós vivemos nelas, é normal não estarem como nas novelas, temos de desfrutar e isso inclui deixar coisas por fazer, não deixar a casa fazer de nos escravos...que tal pegar na pequenada e fazerem os rissóis? fazerem um bolo...sujarem-se e acabarem no chão a rirem-se que nem umas perdidas, sujas, mas super felizes??pode parecer loucura, mas por vezes estas loucuras valem a pena. Eu ja deixei de fazer listas, pois nunca as conseguia cumprir e ficava deprimida, não vale a pena, temos de aproveitar a vida.
    Bom natal.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei do lema "não se faz aquilo que se quer, mas aquilo que se pode" do anónimo. A verdade é que não há uma receita que resulte com todas as pessoas, nem há receitas que funcionem sempre com a mesma pessoa (às vezes aquilo que costuma resultar, deixa de resultar num determinado momento). Tem de encontrar o seu ponto de funcionamento mas quando estou assim o que ajuda é colocar tudo o que me vem à mente num papel. Isso liberta a mente deixando-nos mais calmas e com a cabeça mais sossegada para pensarmos afinal do que conseguimose devemos investir as nossas energias e tempo.
    porque muitas vezes acabo por não fazer rigorosamente nada pois sinto-me tão assoberbada pela quantidade de coisas que me vêem à ideia que nem consigo ver por onde começar e saltito entre tarefas sem conseguir fazer nada de jeito.
    A cabeça sem stress consegue que o corpo seja muito mais produtivo e sem tanta ansiedade e culpabilização.
    beijocas e espero ter conseguido ajudar de alguma forma.
    boas festas linda

    ResponderExcluir
  6. O que está faltando não é tempo... mas sim energia...
    Busque aumentar sua energia, força, flexibilidade, e tudo será feito sem muito esforço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...