quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Frase/Lemas #19

O monge e filósofo budista vietnamita, Thich Nhat Hanh, escreve sobre como apreciar uma boa chávena de chá. Temos que estar totalmente despertos no presente para apreciar o chá. Apenas com a consciência no presente, nas nossas mãos podemos apreciar o aroma, sentir a doçura e saborear a delicadeza. Se estamos a remoer sobre o passado ou preocupados com o futuro, perderemos por completo a experiência de apreciar a chávena de chá. Olharemos para a chávena, e o chá terá já terminado.
A vida é assim. Se não estamos totalmente no presente, quando olharmos á nossa volta este terá desaparecido. Termos perido a sensação, o aroma, a delicadez e a beleza da vida. Parecerá ter passado a correr por nós.
O passado terminou. Aprendamos com ele e deixemo-lo ir. O futuro ainda não está aqui. Planeemos, sim, mas não gastemos o tempo a preocuparmo-nos com ele. A preocupação é uma perda de tempo. Quando pararmos de nos preocupar com o que podeá nunca vir a acontecer, então estaremos no momento presente. Só então começaremos a experimentar a alegria de viver.

in Só o amor é Real de Dr. Brian Weiss

2 comentários:

  1. Olá,
    Descobri ontem o seu blog, posso dizer que adorei!!! :)
    Pois temos algumas coisa em comum, nomeadamente a questão financeira.
    De qualquer forma vou continuar a acompanhar o eu blog.

    Parabéns! E obrigada por partilhar as suas experiências. BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Conceição!São comentários como o seu que me dão força.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...