terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Desabado Financeiro!

Quem me conhece sabe que sempre tive problemas em gestão financeira.
Não posso colocar a culpa toda na minha cara metade mas.... tem um grande quota neste problema.
Este final de ano, após um mês muito complicado e de grande sacrificio tomei algumas atitudes drásticas.
Se foi/é fácil?? Claro que não, mas acima de tudo tenho que me focar nos meus filhos. Eles sim são os mais importantes para mim...
É duro queremos ir ao médico com uma criança doente e não haver dinheiro suficiente na conta e termos que esperar até ao final do dia por uma consulta de recurso gratuita...É muito muito complicado, querermos ir comprar comida e não sabermos se temos o dinheiro suficiente para o fazer..
E porquê? Não fazemos viagens... este ano nem fomos de férias e o resultado? Conta sempre negativa!
Os empréstimos bancários tem uma grande culpa neste desaire financeiro...E neste campo entra a minha quota parte da culpa. Já algum tempo deveria ter dito: Basta!!! Temos que mudar...
Se falámos sobre o assunto? Falámos, falamos várias vezes.... Mas palavras vazias, vamos fazer isto e aquilo, passa o período mais complicado e... volta tudo ao mesmo.
Até com o meu orçamento doméstico. Nos meses mais complicados ando em cima, para as coisas não descambaram...depois vem uma altura com mais trabalho, desleixo um pouco e quando vou a ver... está tudo estragado.
Para recuperar deste desaire é necessário muita disciplina e muita organização... o que não é fácil!
Mas tem que ser!
É raro o mês que não gaste mais do que ganhamos e é claro, o dinheiro tem que sair de algum lado...
Poupanças? Não conseguimos fazer....O que tinhamos já voou... Depois de se tirar é raro conseguirmos voltar a reforçar...
Para resolver o problema dos empréstimos o ideal era amortizar... Estava esperançosa que o dinheiro que o ex-patrão do marido lhe deve resolvesse esse problema... mas ano após ano.... decisão do tribunal e ação atrás de ação....e o dinheiro não chega.... já passaram quase 4 anos e nada...
Acredito que as coisas acontecem porque temos algo para aprender... E até agora julgava que o que tinha que aprender era gerir melhor.... Mas não, o que tenho para aprender aqui é :
- Aprender a dizer Não!
- Aprender a ser justa, dura!
E enquanto não aprender isto.... nada vai mudar. As coisas vão melhorar mas... acontece algo e volta tudo ao mesmo!
Se não me assusta o futuro? Claro que assusta! E se repente acontece algum problema grave de saúde, desemprego??? Ficamos logo na bancarrota.... Mas, nem vale pensar no negativo para não atrair!!!!
Para resolver este probelam já tentei várias coisas:
- trabalhar apenas com multibanco - quando tenho dinheiro na carteira acabo por gastar mais....
- trabalhar apenas com dinheiro - acabo por perder o rasto do dinheiro...
- vários tipos de orçamento doméstico;
- mudanças de supermercado - deixei de ir mais as hiper e passei mais para os pequenos.
Mas nenhuma destas mudanças fez o efeito necessário.
Claro está que ajudou...Pensando a sério na coisa, o nosso poder de compra é muito inferior ao de alguns anos atrás, devido ao aumento de impostos, aumentos dos preços, etc, todas estas situações que tão familiares são a muitos de nós.
Qual a meu plano de combate?
Nenhum plano resulta se não tivermos um objetivo bem definido...
Motivo: Segurança Financeira para os meus filhos!!!!
Este é um execelente motivo e neste que tenho que me focar....
Plano:
O plano é composto por várias partes:
- Menos Gastos
- Redução Dívida
- Poupança

- Menos Gastos: nesta rubrica entra várias vertentes.
1º Cortar nos levantamentos indevidos: vai existir apenas um cartão de multibanco, que ficará na minha posse. O marido ficará com um cartão recarregável de forma a tentar gerir melhor o seu dinheiro.
2º Fazer levantamentos quinzenais para pagamentos de despesas, pois só temos um cartão o que exige melhor gestão neste campo.
3º Continuar a procurar promoções, supermercados mais baratos.
4º Evitar gastos desnecessários!
5º Controlar todos os gastos com o orçamento doméstico.
- Redução Dívida:
Todo o dinheiro extra que possa entrar será para a redução de dívidas. Dinheiro extra inclui: subsdídios e devolução de IRS, vendas extras, prémios extra...
- Poupança:
Com a redução dos empréstimos irá ser possível efetuar poupança.
Poupança para:
1. Pagamentos anuais- seguros, IMI, etc
2. Férias
3. Nova viatura
4. Poupanças
E só assim é possível conseguir ter alguma estabilidade financeira.
Arregaçar mangas e mãos á obra.

P.S. - Comecei a escrever porque precisava do desabafo, pensei se deveria ou não postar devido à natureza pessoal do post...mas se for possível com ele ajudar alguém ou alguém ter dicas para me ajudar a mim, achei que o deveria postar...

6 comentários:

  1. Ao ler cada linha que escreves-te, é como se tivesse eu própria a escrever, tal e qual!!!
    Tb eu sou muito "boazinha" nesse aspeto, devia ter mais mão firme e dizer não na altura devida, mas então... depois no dia-a-dia quem gere as coisas sou eu e só me culpabilizo por estarmos como estamos, mas o certo é que faltou ali um Não redondo e bem audível que não houve!!

    Mas agora já é tarde, e não vale a pena estar a pensar e se e se...

    Desde já agradeço o teu desabafo sincero, embora seja uma situação que não se deseja a ninguém, como é obvio, é bom saber que existem mais pessoas na mesma situação e que juntos podemos entreajudar.

    Já tirei uns apontamentos embora no fundo esse é o meu plano para 2014.
    Gostava de poder pôr o subs natal q recebo em duodécimos de parte por forma a liquidar os créditos, queria usar o reembolso do irs pró mesmo fim, bem como o subs de ferias só depois é que vou conseguir poupar, porque até lá é tentar manter as contas a positivo, pk até isso o meu plafon está no negativo :(

    Quero arranjar uma maneira de não mexer nesse dinheiro extra nem que a vaca tussa mas ainda não arranjei, seja mealheiros, seja contas poupança, seja lá o que for, num aperto lá se vai o raio do dinheiro pá, parece incrível!!!

    Mas, um novo ano começa e parece que não, vimos com nova força, há que ser firmes :)

    jokas
    mae_qb

    ResponderExcluir
  2. Como eu sei o que isso é! Também me sinto assim e já não sei onde cortar mais e reduzir mais, prendas já há dois anos que não existem!

    ResponderExcluir
  3. Pensa em usar mais a sopa nas refeições e em reduzir nas guloseimas, por vezes ajuda a colocar algo de lado. Boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Cá em casa somos, eu o meu marido e dois filhos com 7 e 10 anos, tento poupar ao não comprar comida cara. Comemos de forma saudável, mas eu era incapaz de gastar mais de 5 euros por refeição, também compro algumas guloseimas mas só quando estas estão em promoção. Era incapaz, de dar 2 euros por um pacote do bolachas. Os iogurtes compro sempre em promoção, quase todas as semanas ou num lado ou noutro estão em promoção. É assim que tento poupar.
    A minha estratégia é comprar mais vezes e menos quantidade, assim aproveita-se melhor as promoções e quando a promoção me agrada aí faço stock, O azeite, o arroz, a massa, os detergentes são sempre comprados em boas promoções.
    Boa sorte para a tua nova luta.
    ss

    ResponderExcluir
  5. ao ler o teu comentario e a minha vida eu poupo poupo mas o meu marido nao e depois quem paga .... sou eu que nao consigo dormir de tanto pensar...

    ResponderExcluir
  6. Atenção a todos os requerentes de empréstimo!
    Olá,

    Você precisa de um empréstimo? Você está interessado em obter qualquer tipo de empréstimo? Ou você é financeiramente preocupado?. Você tem uma dívida para pagar? Damos empréstimos para qualquer parte do mundo. Nossas taxas de juros do empréstimo é de 3% ao anular com uma duração negociáveis, independentemente da localização ou estado de crédito. Para obter um empréstimo hoje Contacte-nos via e-mail Empresa Endereço em: klarabannyfinance@yahoo.com

    NOTA: dá a mínima de 500,00 DÓLARES / EURO a um máximo de 50.000.000,00 dólares dos EUA / EURO, ETC Um pedido de empréstimo deve ser declarado em dólares ou euros dos EUA, e qualquer outra moeda utilizada.

    Contato: klarabannyfinance@yahoo.com: para o seu empréstimo hoje, estamos ao seu serviço.

    Atenciosamente,
    Klara Banny
    Gerente em cooperação


    Empréstimo Oferta Aplicar Agora imediatamente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...