sábado, 28 de dezembro de 2013

Pegada Ecológica


Eu nem quero acreditar....
Então eu que me considero uma da pessoas mais ecológicas da minha família, preciso de quase 3 planetas????
E então onde posso reduzir eu?

Eu faço reciclagem. Cá em casa temos 4 lixos: papel, plástico, vidro e orgânico. Não, não posso como sugerido fazer combustão do lixo orgânico (convinhamos, num apartamento não dá!!!)
Posso e devo utilizar menos o carro. Confesso que por vezes até em deslocações pequenas utilizo por comodidade.
Ir trabalhar em transportes não dá! Na zona do meu trabalho os transportes são poucos. E uma deslocação de 15 minutos de carro ficaria em 1 hora. E antes e depois de ir trabalhar vou normalmente por ou buscar os miúdos e isso implicará ainda mais tempo. Mas acredito que posso reduzir algumas deslocações.
Tenho que isolar melhor a minha casa. Disso tenho noção. Tenho uma varanda interior e no Inverno não se pode lá estar com o frio e humidade que têm.
Reduzir Reutilizar Reciclar ....acredito que sempre posso fazer mais. E depois de este abre olhos...
Utilizo sempre os 2 lados do papel. Faço questão no trabalho ter mesmo a minha impressora para 2 lados e tento só imprimir o que é necessário. Normalmente trago de lá papel para os desenhos ou rabiscos que preciso de fazer em casa.
Produtos ecológicos. Nunca comprei. Costumo muitas vezes utilizar os detergentes caseiros, mas os ecológicos, confesso que nunca comprei.
Em relação á comida. Confesso que não costumo comprar os produtos naturais. Mas a minha fruta e vegetais são comprados na praça, logo sem as embalagens que normalmente vêem nos supermercados logo, menor lixo. Já tenho escolhido produtos para evitar embalagens. Mas posso sempre melhorar.
Ultimamente tenho comprado queijo e fiambre empacotado e se comprar a peso sempre é menos uma embalagem.
Posso sempre comprar mais produtos reciclados.
Não tenho o mecanismo de aquecer a agua instantaneamente mas aproveito (quase sempre) essa água.
Resumindo, preciso mesmo de reduzir esta pegada ecológica.
E vocês já fizeram o teste? O link descobriu através da Mafalda S. que tem sempre post espectaculares, mas fica também aqui o link.
Desafio-vos!!Façam o teste!! e tentem mudar alguns possíveis aspetos da vossa vida, pelo bem do nosso planeta.

Um comentário:

  1. Eu também fiz o teste e preciso mesmo assim de 2 planetas sobretudo em relação a comida, mas também pouco posso melhorar uma vez que como muitos vegetais mas o que não consigo entre o que produzo e o que consigo dos vizinhos, tenho de comprar no supermercado que não tem produtos orgânicos à disposição.
    Faz-se o que se pode mas vale a pena refletir pois há sempre mais um pouco a fazer.
    beijocas e bom ano 2014

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...