quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

E cai no mesmo erro???!!!!!???

Uma das minhas grandes dificuldades à 7 anos para cá é dormir.... Dormir uma noite inteira, sem interrupções. Ai que maravilha quando tal acontece...
O meu R. sempre deu más noites. Acordava muito e queria a mãe ao pé... Lembro-me de me deitar no chão ao lado do berço e pedir-lhe: dorme filho, por favor, dorme....
Como desde muito pequeno teve muitos problemas respiratórios, acabava por dormir muitas vezes connosco, para facilitar a tarefa do levantar de noite e (confesso) quem não gosta de dormir agarradinha ao filhote...
Mas depois, este mau hábito saiu caro... Quando quis que ele voltasse a dormir sozinho, assim que acordava estava sempre a chamar-me... e acordava muitas vezes durante a noite....
Quando fiquei grávida da C. pensei não vou cometer o mesmo erro. Ela vai-se habituar a dormir sozinha e ficar sozinha na cama dela. E assim aconteceu durante quase 3 anos... até ficar sem a amiga dela: a Kuka.
A partir dessa data (o que concidiu com o fato da mudança de berço para caminha grande- tema para falar noutro post) quer sempre que me deite com ela ao adormecer, e acorda várias vezes e quer sempre que me deite com ela novamente....
Tem noites que, entre um e o outro, não chego a dormir 2 horas seguidas...
E agora? Como quebrar este hábito??? Esperam-se tempos bem difíceis...
.

4 comentários:

  1. Às vezes menos difíceis do que nós os fazemos.
    Vou dar o exemplo dos meus filhos (mais a mais nova) e espero que ajude alguma coisa.
    Lembro-me de por exemplo o deixar da chucha durante a noite para a minha filha de 3 anos. Eu fiz um drama na minha cabeça que ia passar várias noites sem dormir à custa da falta da chucha, sem a qual ela não adormecia e afinal...resumiu-se a uma noite.
    O importante é o pai/mãe estar convencido e preparado para não haver qualquer hipótese de se voltar atrás. Eles sentem essa determinação e desistem mais depressa de nos tentar demover.
    Se se vai tentar de "coração partido" e já com pena da criança (como se nós lhes quizessemos mal???...) maois vale esperar mais um pouco até os pais estarem preparados.
    Depois de avançar não dar a miníma hipótese de retrocesso. Acalmar a criança, ficar um pouco ao lado dela, fazer umas festinhas que a acalmem e assegurem, mas manter que é só por uns instantes.
    Com a minha pequenita que chegava a chamar 6 vezes por noite, eu ia lá nas primeiras 2 vezes acalma-la mas à terceira ralhava com ela e dizia que estava tudo bem e que não voltaria lá ao quarto e que era para dormir. Se está tudo bem e a criança está só a chamar por "capricho" não faz sentido para mim a gente continuar a massacrar-se. Temos de por um ponto final como fazemos noutras situações.
    Não é que não custe ralhar com ela, mas é bem pior depois andar a ralhar com ela a despropósito ao final do dia porque estou exausta de não ter dormido.
    É para bem deles também, pois uma vez que tirem da ideia que nós iremos lá e se lá estamos ou não, eles também dormem melhor e com um sono mais profundo.
    Boa sorte e bons sonhos para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Su. São dicas familiares mas que é sempre bom recordar para não esquecer.... Não ceder!

      Excluir
  2. Olha, acabei de fazer o mesmo erro o FDS passado, numa noite que o meu filho com 3 anos acordou assustado com um pesadelo e levei-o prá minha cama para ele acalmar. Na sesta tb fez birra e eu levei-o pra lá... agora há duas que anda-me a pedir para ir prá minha cama, leva 1h hora a adormecer, mas eu não cedo, grito, barafusto com ele, dou-lhe festinhas mas não sai dali ... É difícil pá, com o frio caraças, mas tem de ser.

    Espero que a tua tb se convença, mais vale andares a barafustar com ela mas não cederes do que depois não conseguires dormir por causa destes pedidos :p

    jokas
    mae_qb

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...