quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Base de Bacalhau

Numa tentativa de poupar tempo na cozinha, encontrei esta base de bacalhau (e outra de carne picada irei colocar noutro post) que se pode congelar.
Assim, é possível preparar num fim de semana e utilizar para vários pratos que poderemos fazer durante a semana/mês e assim, poupar tempo.
Ingredientes para a Base de Bacalhau:
1 dl de azeite
3 cebolas cortadas em meias luas
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
4 postas de bacalhau demolhado e desfiado
Num tacho, leve ao lume o azeite com a cebola, os alhos e a folha de louro. Deixe refogar muito lentamente até a que a cebola fique transparente. Adicione o bacalhau escorrido ao refogado, mexa. Retire a folha de louro, coloque o preparado em caixas e congele depois de frio.

Esta base podemos utilizar para:

Bacalhau à Braz
No momento de utilizar coloque a base numa frigideira grande e acrescente batata-palha frita e 2 ovos batidos. Frite mexendo até que os ovos fiquem bem cozinhados. Retire do lume e sirva com azeitonas e salsa picada.

Espiritual
Acrescente uma chávena de miolo de camarão cozido à base de bacalhau. Coloque dentro de um tabuleiro e cubra com puré de batata. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar

Empadão
Cubra o fundo de um tabuleiro com puré de batata formando uma camada. Distribua por cima a base de bacalhau e cubra com mais puré de batata. Bata uma gema de ovo, e verta-a sobre o puré e leve ao forno a gratinar.

Bacalhau com Natas
Corte 600 gr batatas aos cubinhos e frite em óleo bem quente. Reserve em papel absorvente.
Acrescente 2 dl de natas à base de bacalhau e leve ao lume a reduzir um pouco. Transfira para um recipiente refractário e regue com mais um 1 dl de natas, leve ao forno a 200º C por cerca de 20 minutos.

3 comentários:

  1. Parece-me uma ideia muito prática! Tudo o que permita poupar tempo é bem vindo :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...