segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Organizar e Rotinas

Organizar-me não está fácil.
Entre as 1001 tarefas que preciso fazer, o cansaço de um dia de trabalho, os filhos, o marido…o tempo para mim, para descansar fica escasso…
Mas não desisto nem vou desistir…
Estabelecer rotinas não é fácil, porque também não temos um horário rotineiro em casa, devido aos turnos do esposo.
No entanto, estou a tentar estabelecer uma rotina possível de executar!!! E essa parte é que é difícil…Como stressar e ficar a pensar em tudo o que tenho para fazer e não consigo não adianta. Falta de tempo é um mal comum hoje em dia, pois isso, tenho é que arregaçar as mangas e ir à “luta”.
Assim, para conseguir estabelecer as minhas rotinas efetuei pesquisa por diversos sites e blogs e aqui ficam algumas das minhas conclusões para me conseguir organizar:

  • Eu já cheguei sozinha á conclusão que, se tiver as tarefas pensadas e “agendadas”, torno-me mais produtiva (apesar de estar escrito em todos sítios) ;
  • Preciso de fazer uma coisa de cada vez. Dou por mim muitas vezes, a deixar coisas a meio porque me lembrei de fazer algo e depois fico com 2/3 tarefas incompletas e pendentes.
  • Não me é possível seguir o conselho de tirar as crianças de casa por algumas horas para me tornar mais produtiva…Partilhar tarefas é possível, mas nem sempre fácil de executar (mais uma vez devido aos turnos).
  • Vou estabelecer as minhas rotinas em administrativas e de rotina (seguindo o conselho da Thaís). As minhas tarefas administrativas incluem: planeamento menu semanal, controlo de gastos/orçamento mensal, lista de compras, compras. As minhas tarefas de rotina são relacionadas com as limpezas e arrumações. Aqui vou definir uma lista de tarefas e o nº de vezes que terá que ser realizada.
  • Tenho que definir também um tempo diário para estar comigo mesma e repor as minhas energias. Fazer algo que eu goste. Assim terei mais energia para tarefas menos prazerosas. (excelente dica da Mafalda S)
  • Vou agendar tempo para estar exclusivamente com os meus filhos, a fazer actividades que eu e eles gostam (e não apenas a ver televisão porque já não tenho mais energia para nada)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...