segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Especiarias

As especiarias são um elemento muito importante nas cozinhas. Mas para as utilizarmos corretamente é necessário conhece-las. Aqui fica uma pequena explicação...

Pimenta de Caiena
Moída a partir de pequenas malaguetas, este tipo de pimenta tem sido muito utilizada nas cozinhas ocidentais desde o séc. XVII. É bastante picante e pode também ser servida como condimento à mesa.
É benéfica em casos de má digestão e ajuda a eliminar as toxinas do organismo
Pimenta Branca
É talvez a pimenta mais utilizada em todo o mundo. As bagas na pimenta branca são deixadas na planta até amadurecerem, depois são ligeiramente humedecidas para se lhe retirar com mais facilidade a pele vermelha. O seu sabor é menos picante do que a pimenta preta.
Pimenta Preta
Os grãos pretos são provenientes das bagas não amadurecidas, que são colocadas a fermentar antes de serem secas ao sol. O seu aroma é bastante picante e aromático.
É um óptimo digestivo, melhora o funcionamento instestinal e estimula a circulação sanguínea.
Pimenta Rosa
As bagas de pimenta rosa são provenientes de uma árvore da América do Sul. Devem ser usadas com moderação pois a ingestão excessiva pode ser tóxica. O seu sabor combina excelentemente com a pimenta branca e preta.
Gengibre
Esta especiaria é de fato uma raiz de uma planta floral. Usado exaustivamente nas cozinhas asiáticas, tem um sabor puro fresco e picante. Pode apresentar-se no mercado de diversas formas: fresco, seco ou cristalizado. Combina bem com carne de borrego, pratos de peixe, fruta assada, bolos, pães doces e vinho quente.
É um remédio natural muito utilizado para o tratamento de problemas digestivos, infeções respiratórias, e quando mastigado, alivia a dores de dentes.
Cominhos
A especiaria provém da semente de uma planta, originária do Oriente. Pode encontra-se à venda sob a forma de sementes ou moída. Confere sabores únicos aos pratos da cozinha mexicana, indiana e norte africana.
São indicados para quem sobre de flatulência.
Caril
Os pós de caril são na realidade de uma mistura de especiarias nomeadamente de curcuma, gengibre, pimenta, coentros, cominhos e malaguetas.

Como o inimigo número um das especiarias é a luz, a melhor forma de as conservar, por mais tempo, é colocá-las em recipientes hermeticamente fechados. Depois, guarde-as num local fresco, sem humidade e escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...