terça-feira, 7 de agosto de 2012

Tarefas Domésticas e Família

Depois de ler este post da Thais, comecei a pensar no meu dia a dia.
Ando sempre cansada porque tenho muito para fazer. Mas também porque faço muita coisa sozinha. Preciso de envolver mais a minha família nas tarefas do dia a dia.
Cozinhar (especialmente fazer bolos) é algo que já faço com o meu R. Mas preciso de "puxa-lo" para as outras tarefas domésticas. O R. detesta ajudar-me. A 1º coisa que diz é não. Ajuda a pôr a mesa com muita queixa. A C. como gosta de imitar tudo, gosta de me ajudar...Mas com 18 meses, a ajuda é pouca. Quando estendo a roupa gosta de estar ao pé de mim a brincar e dar-me as molas (e a esconde-las também)...
Mas o maridão também tem que ajudar mais...Tenho que preparar melhor as coisas de forma a poder programar as coisas que posso deixar para ele. Como ele trabalhar por turnos, por vezes, mal nos encontramos.
Aplicar mais a regra de: sujou? limpou!... também é outra das regras a adoptar cá em casa. (E por vezes, não acontece bem assim!!!)
Concordo com a Thaís quando diz "quando nossa casa está bem, nós também ficamos bem, e vice-versa". Quando a minha casa está suja, desarrumada, eu não me sinto bem...
Agora preciso de arranjar ideias para tornar as tarefas domésticas divertidas...
Acabei-me de lembrar de uma: concurso de quem dobra mais meias.
Alguém tem mais ideias e/ou truques?

2 comentários:

  1. Bom dia :)
    Acho que fazer uma divisão de tarefas adequada entre todos os membros da família é algo muito positivo, pois certamente será uma forma de ganhar tempo para despender em outras coisas que realmente importam. Cá em casa, somos apenas dois, dado que ainda não temos filhos. Durante a semana faço algumas tarefas básicas diariamente, o que ao fim de semana facilita. As limpezas semanais são dividas entre mim e o meu marido, fazemos em conjunto ao fim de semana. Nesse aspecto tenho muita sorte :)
    Em relação aos miúdos, dependendo da idade deles, acho que as tarefas têm que ser muito específicas e realizadas diariamente, para os ajudar a incorporar o hábito. Podes ainda fazer um mapa de tarefas com as responsabilidades dos miúdos e ir marcando sempre que a concretizam. No final da semana podem sempre dar uma recompensa - mas nada de "material", pode ser um momento de qualidade com os pais (um jogo, um passeio, etc.)...
    Boa sorte para a organização dessa mudança!

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Eu tmbém tenho muita dificuldade em ter a ajuda do meu marido, ele odeia ajudar nas tarefas domésticas. Sei bem o quanto é dificil termos tudo em cima de nós e tu com 2 filhos pior ainda...
    A minha sugestão é que todos os dias limpes uma divisão, há coisas que podes fazer quando os miudos estão na cama, por exemplo limpar o pó, limpar as casas-de-banho. A cozinha, o truque é limpar todos os dias para que esteja sempre arrumada. Mesmo que não consigas fazer tudo durante a semana, desta forma consigirás chegar ao fim-de-semana e não teres tudo por fazer.
    A roupa o melhor é ir lavando e passar no próprio dia a ferro. Tento no fim-de-semana só ter a roupa de cama e o atoalhados.
    Espero ter ajudado. Beijinhos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...