quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Revistas Culinária: Destralhar e Organizar

O antes e o depois. Destralhei também umas prateleiras que tinha com livros culinária!
A falta de tempo continua  a ser um dos meus problemas.
Para tentar contornar um pouco esta situação aproveite as minhas férias de agosto para detalhar e organizar as minhas revistas e livros de receitas. 
Para ser possível poupar tempo e conseguir variar e ao mesmo tempo não estar sempre a repetir as mesmas receitas organizei- me da seguinte forma:
- vi e revi as minhas revistas e livros de culinária, nas minhas receitas preferidas, rápidas, fáceis coloquei post-it's; 
-as revistas que apenas tinham 1 ou 2 receitas que aprecio retirei e coloquei no meu dossier de receitas culinária;
- agrupei, com uma mola, por grupo de revistas;
-em excel fiz uma listagem de todas as receitas das revistas que mantive e do dossier. Nessa listagem coloquei nome do prato, ingrediente principal, nome da revista e n° da página.

Esta folha de excel com o nome das revistas e receitas é para mim importante para não perder tempo precioso à procura das receitas nas revistas (normalmente quando procuro nunca encontro).

Depois noutra folha de excel coloquei data, horário do esposo e uma coluna para sopa, almoços e jantares e comecei a programar a ementa mensal.
A questão do horário do esposo é importante porque se estiver de folga, costumamos almoçar juntos; se estiver no turno da noite significa que sou "mãe solteira" e nesses dias prefiro fazer refeições mais rápidas. Nesses dias tento também fazer refeições que sejam facilmente aquecidas mais tarde.
Resumindo, não é fácil fazer o meu planeamento de receitas, mas consegui planear 3 semanas (o horário disponível do esposo).

Ao definir o menu semanal/mensal espero conseguir:
- não stressar com o tema : "o que vou fazer para o jantar ?"
- planear melhor as compras para tentar reduzir o tempo e as idas ao supermercado;
- reduzir o tempo a cozinhar, cozinhando em maiores quantidades (aproveitar para mais do que uma refeição) e tentando aproveitar o ingrediente principal para outro prato/refeição;
- fazer uma alimentação mais rica e variada;
- ganhar tempo ao final da noite para passa-la mais descontraída e conviver mais com a família.

Espero com este novo método conseguir reduzir o tempo na cozinha mas conseguindo fazer uma alimentação variada.

3 comentários:

  1. Acredita que daqui por diante vais mesmo stressar menos. A elaboração prévia de ementas é mesmo muito útil.

    ResponderExcluir
  2. Carlota
    Essa preparação semanal ou mensal, é um pequeno investimento de tempo, mas que traz grandes vantagens e que te permitirá gerir a questão da preparação das refeições com mais facilidade, rapidez e calma!
    Eu tenho o hábito de predefinir ementas, e sempre que não o faço, acabo por comer comidas pré-preparadas ou ir jantar fora mais frequentemente... O que não é muito bom para a saúde (física e para a da carteira!)
    Boa sorte na implementação de mais esta mudança. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...