terça-feira, 11 de setembro de 2012

As minhas medidas contra a crise # 6

E nesta altura...medidas para redução da conta da eletricidade são sempre benvindas.

Cá em casa, cada vez uso mais e continuarei a utilizar velas.
Por exemplo:
Comprei uma vela de cheiro e coloquei-a na casa de banho.
No outro dia reparei...Além do cheirinho, a vela dava-me luz suficiente para as necessidades básicas.
Uma vez que a minha casa de banho é interior, sempre que a utilizamos temos que acender a luz. Ora se a velinha me dá luz não preciso de acender, resultado: poupo mais uns cêntimos.

A luz da minha cozinha é fluorescente. Apesar de ao fim da noite não estar ninguém nesta parte da divisão, a luz ficava acesa. Acender e apagar, fica mais caro e, por norma, esta luz só se apagava à hora de deitar.
Mas coloquei também uma vela e, agora apago a luz. Se quiser um copo de água ou algo da cozinha a vela dá-me luz suficiente.

As velas grandes por norma dão mais luz, mas estou a aproveitar todas as velas que tenho em casa (prendas principalmente - e assim, não preciso de comprar)!

Por segurança, todas as velas que tenho acesas estão dentro de frascos.

No entanto, e como o "seguro morreu de velho" aqui ficam umas medidas de prevenção para o uso de velas:
- coloque as velas a uma distância segura de materiais combustíveis e fora do alcance das crianças e animais.
- evite comprar velas com decorações inflamáveis.
- nunca use velas como ornamentos da árvore de Natal;
 - disponha as velas em castiçais de metal ou recipientes adequados
- lembre-se que a cera derretida e quente pode provocar queimaduras e desencadear um incêndio facilmente;
- nunca deixe velas acesas em espaços onde se encontra uma criança ou um animal de estimação sozinho;
- não utilize velas em quartos de dormir
- geralmente existem regras de utilização coladas na base das velas. Leia com atenção antes de as acender.
- não coloque as velas perto de janelas, pois o vento pode derrubá-las; nem perto de cortinas, sofás e camas porque, ao entrar em contato com esses móveis, a propagação da chama se dá com rapidez e facilidade.
- nunca deixe uma vela acesa durante a noite.

E vocês?? Também usam velas??? E que outras medidas utilizam???

2 comentários:

  1. Post muito útil.
    Parabéns, gostei! boas poupanças!
    Manuela Santos

    ResponderExcluir
  2. Uso mas é raro e sempre com muito cuidado e algum medo! Ainda há pouco tempo num blog li sobre uma menina a quem o vestido pegou fogo, tudo numa fracçaõ de segundos, por causa duma vela!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...