quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ervas Aromáticas

Os tão apelidados cheiros contribuem para uma boa digestão e facilitam a passagem dos nutrientes para a circulação sanguínea. Possuem também uma função alcalina, capaz de contrariar a tendência para a acidez da maior parte dos alimentos e ainda aumentam o nível de resistência do organismo às infecções, uma vez que são fontes de vitaminas e minerais.
As mais conhecidas são:

ALECRIM
É usado seco nas marinadas, coelho, aves, carne de porco e grelhados. Também o pode utilizar para aromatizar a água da cozedura de massas ou arroz.






CEBOLINHO
De sabor fino e discreto, é ideal para aromatizar omeletes, pratos de queijo, sopas, vinagretas, molhos de iogurte, pratos de pexie e carne, saladas e tortas. Adicone apenas na altura de servir.
Use uma tesoura para cortar as folhas e nunca as corte a uma altura inferior a um terço das mesmas. Cresce com sucesso no interior, mas levará mais tempo.

COENTROS 
Uma das ervas mais utilizadas na cozinha alentejana. Têm um sabor intenso, que se adora ou se detesta. Utilizados em sopas, saladas, pratos de carne, de peixe e marisco.

Contêm ferro que previne a anemia e potencia a imunidade, fósforo, magnésio e selénio que são anti-oxidantes, desintoxicantes e anti-inflamatórios. Faça pequenas regas muitas vezes, sempre que a superfície esteja seca.

HORTELÃ
As folhas frescas da hortelã tem vasta utilização. Contudo, pode dizer-se que as carnes (em especial o carneiro) as sopas, as saladas e as ervilhas ficam enriquecidas com esta erva aromática. Considera-se benéfica para o estômago, para além de ser uma erva medicinal popular.

LOURO
Usado em folhas secas e empresta o seu aroma às mais diversas preparações culinárias.

              .












MANJERICÃO
É a erva de excelência para aromatização de sopas, saldas, molhos       e massas. Adicione-a no final da confecção para que não perca o aroma.
Regue apenas quando começar a murchar. Coloque-o num local quente e ensolarado. É uma planta sensível ao frio (manter acima dos 10º) O seu aroma afasta moscas e mosquitos.


OREGÃO
As partes mais utilizadas do orégão são as folhas ou os raminhos secos. Os seus usos mais comuns são em saladas, caracóis, pizzas, no molho de tomate, nos guizados de carne, os pratos de peixe, azeitonas e nas massas.

SALSA
Deve ser consumida fresca. Vai bem com sopas, molhos, pratos de carne e de peixe e omoletas. As suas folhas e talos podem ser usados. É muito apreciada para usar como guarnição. Estimulante e diurética, auxilia também na digestão. Sob a forma de infusão, tem benefícios para a pele. Como emplastro, alivia irritações e picadas de insectos. Dê preferência a solos ricos e com boa drenagem e opte por locais com sol direto. Corte sempre acima das folhas em crescimento.




TOMILHO
Perfeito para guisados e cozidos. Ao contrário de outras ervas, o sabor persiste após várias horas de cozedoras. Muito utilizado em pratos de carne, peixe, sopas e molhos. Saliente o sabor de outras ervas sem o intensificar.
Alivia distúrbio intestinal e é utilizada em gargarejos, contra inflamações de garganta e em xarope, para tratamento de tosses e congestões respiratórias.
Deve manter-se á meia-luz, em solo bem drenável, enriquecido com matéria orgânica. As regas devem ser regulares, sem encharcamentos. Sobrevive a curtos período de seca.

Este fim de semana vou comprar mais umas ervas aromáticas em planta cá para casa. Depois dou novidades.



2 comentários:

  1. Gosto muito do seu blog, visito-o muitas vezes e hoje adorei este post muito útil e interessante.
    Uso imenso ervas aromáticas, tendo recentemente começado a minha aventura de as cultivar também.
    Beijinhos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Manuela. Nem imagina como aquece o meu coração ler o seu comentário. Obrigada e continuo a visitar-me.
      Fiquei a conhecer o seu blog à pouco tempo mas também já sou fã.
      Beijinhos e parabéns também para si!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...