terça-feira, 18 de setembro de 2012

Rotinas

Como já tenho dito anteriormente, estou a tentar implementar um novo esquema de rotinas cá em casa.
No entanto, é coisa não é fácil. Após várias pesquisas na net, especialmente em blogs apercebi-me rápido que existem conselhos que para mim não são possíveis de execução:

Dias Certos para Lavagens - Ter um dia específico para fazer uma máquina de peças coloridos ou brancas, etc para mim não dá.
Por norma, todos os dias coloco uma máquina de roupa a lavar...Mas verifico que tipo de roupa tenho mais para lavar (coloridas, brancos, gangas, etc) e coloco na máquina e programo para lavar durante a noite (devido à tarifa bi-horária)

Todos os dias limpar uma divisão - ainda tentei mas é totalmente impossível. Não dá, não consigo. Não tenho tempo para conseguir num final de tarde fazer tanta coisa. Preciso de tempo para estar com os meus filhos e tento para dormir e descansar. E não pode ser apenas ao fim de semana. Além que, fica a sensação que estou sempre a limpar e que a casa nunca está limpa.

Nunca fui muito doida por limpezas...
Admito que faço apenas as limpezas essenciais para a casa estar habitável. Todo o que seja mais do que isso é um extra que por vezes não tenho tempo para o fazer...Admito-o!!!!
Mas adoro a sensação de sair de casa e chegar a casa e estar tudo arrumado!!!
Parece que o nosso interior fica diferente...
Assim, o que pretendo alcançar com as minhas rotinas é isso mesmo: conseguir ter a casa arrumada, limpa e organizada.
Na semana passada, consegui!!! Consegui chegar a sábado e não estar tudo desarrumado.... e a precisar de intervenção imediata....Para mim, foi especial!!! (como o consegui é tema para outro post)!!!


3 comentários:

  1. Acho que as rotinas são algo muito específico para cada pessoa/família, e como dizias, nem todos os concelhos são eficazes ou se adequam ao nosso caso pessoal. Esse processo de perceber "o que funciona para nós", é essencial. Portanto, acho que vais no bom caminho :)
    Por exemplo, a dica de limpar todos os dias uma divisão também não funciona comigo, apesar de não ter filhos e até ter um horário de trabalho bastante bom. Prefiro dedicar o final de tarde a fazer outras tarefas (relacionadas com a casa ou não), além do que tenho uma cadelinha que vive dentro de casa e larga pêlo por todo o lado. Se limpasse uma divisão por dia, ficava com a sensação de que nunca tinha a casa limpa e que estava sempre a limpar. A minha solução é dar um jeitinho todos os dias, com uma rotina simples, que não me demora mais do 30-45 minutos (por objectos e roupas ao sítio, fazer a cama, passar um pano agarra-pó nos móveis e no chão, passar uma toalhita de limpeza ou um pano no quarto de banho e arrumar a cozinha depois do jantar). Ao fim de semana, faço uma limpeza mais profunda.
    Com o tempo, as rotinas começam-se a ajustar e a tornar automáticas e tudo flui melhor. :)

    ResponderExcluir
  2. Deixa lá rapariga.
    Eu era doida por limpezas. Doida mesmo. Acho que todos os dias limpava o pó. Não "deixava" a miuda dessarumar nada, etc...
    Até que me passou. Aos 32 anos acho que aos pouco estou a ficar curada.
    A miuda já tem 13 anos e dessaruma o minimo (porque depois tem de arrumar, claro).
    O marido anda a tirar mestrado e é folhas, portátil, etc... espalhados na sala... por muito que me custe, uma pessoa tem de se abstrair.
    Bjs

    (comecei ontem um blog, se tiveres tempo, dá uma olhada).
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. eu também tive esse problema mas adaptei à minha disponibilidade e horário e tudo correu bem. faço uma ma´quina de roupa 2ª ou 3ª feira com roupa de cor porque é a de maior numero e as restantes faço à sexta. Ás segundas faço uma limpeza rápida pela casa toda (1h) e isso chega para manter a casa decente durante a semana. Ao fim-de-semana é quando se suja mais por isso na segunda volta a estar pronta para uma volta.
    cada uma de nós tem de adaptar esses sistemas à nossa realidade pois eles apenas servem como ponto de partida e sugestão.
    Sem stress linda. Vê o que funciona contigo e adapta o resto. haverá mesmo ideias que apesar de boas terás de deixar para trás por não serem praticáveis para ti.
    beijocas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...