terça-feira, 16 de outubro de 2012

A 2 é bem melhor...

Ontem foi dia de folga do marido...
E há hora de almoço, passei o aviso: "logo tens que lavar a loiça que eu tenho muita roupa para passar"
E assim foi. Ele lavou a loiça e eu tratei da roupa...Não acabei, porque já estava estoirada, mas deu para adiantar e muito.
Hoje o turno começa às 7h e sai ás 16h. Assim, logo vou tentar fazer o mesmo (vamos ver se pega!!!)
Parece que não é nada...mas ganhei meia hora!!! E menos cansaço, pois o mesmo foi partilhado!
E não houve má cara, expressões faciais menos bonitas, nada...
Ai que bom!!! (é pena é que não seja mais vezes e em mais coisas - e que não exista iniciativa própria).
Se todos vivemos cá em casa, porque é que sobra sempre para a mesma??? Não deveria existir a partilha de tarefas??? Aqui em casa, infelizmente não!!!
Existem ajudas!!! Existem pedidos para fazer isto e aquilo que por norma são atendidos...Mas se não existirem os pedidos...não se tem iniciativa para fazer seja o que for!!!
Mas no entanto, estava todo contente e até comentou: hoje as coisas estava arrumadas não estavam?
Pois, é que normal, nos dias de folga, venho para uma casa super desarrumada o que me deixa super enervada e triste (e claro, cansada a arrumar!!!).
Por favor, digam-me que não é só na minha casa!!!

10 comentários:

  1. Olá, longe de mim dar conselhos e meter o "bedelho" mas, na minha óptica, tem de existir uma partilha das tarefas porque ninguém é burro de carga nem criado. É essencial uma conversa séria em que isso fique bem explícito: se os dois trabalham fora de casa, então, é apenas justo que os 2 trabalhem dentro de casa. O teu marido tem de ver que ele também ganha se for fazendo algumas das tarefas para não te sobrecarregar. Andas mais feliz e mais calma.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha óptica também! O problema é que também tem que ser a optica dele. E ele julga que ajuda sempre muito. E eu acho que é sempre pouco...

      Excluir
  2. Não é só na tua casa!!!! Garanto-te, ainda há muita mentalidade machiusta neste nosso mundinho bah...

    E eu sou como tu, custa-me pedir porque acho que a iniciativa devia vir do outro lado e não pedir como se fazem ás criancinhas para arrumar os brinquedos, mas fazer o quê... se eles nunca crescem, há que fazê-los perceber como se tivessem 5 aninhos :p

    jokas
    mae_ao_quadrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas mãe ao quadrado aí é está, ele não é machista! Mas nunca tem iniciativa! Se eu não pedir, p.e., para apanhar a roupa, apesar de ir todos os dias, várias vezes á varanda (pois é o único sítio que fuma) nunca é capaz de o fazer sem eu pedir... E por vezes, custa-me trata-lo como um filho e não como um marido!

      Excluir
  3. Pois o mal está em nós... ah pois é! Deixamos que tudo nos caia em cima: trabalho fora, filhos, cozinhar, limpar etc. Claro que nunca pedimos para eles fazerem nada porque fazemos melhor... puro engano. Se for preciso pedir mil vezes para ajudar, então pedirei mil vezes. Se não ficar como eu faço, um dia ficará melhor. Sou casada há 17 anos e "domestiquei" o meu marido... claro que não existem coisas que ainda sou só eu que faço, mas existem coisas que é só ele que faz. Hoje ele não espera que eu chegue a casa para tomar iniciativa por ex a lavar a louça. Não sou doméstica porque se fosse a história era outra, mas como também trabalho fora não poderia ser de outra forma. Sou mulher, mãe de duas meninas, administrativa, esposa, etc, mas acima de tudo sou gente e não escrava!

    Nunca desistas...
    Bjs
    SAMM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu testemunho SAMM. E já agora? Como o conseguiste domesticar? Mas claro que, desistir nunca...

      Excluir
    2. Como disse sou casada há 17 anos (tenho 37 anos... casei cedo ) já discuti muito em relação à partilha das tarefas. Vou resumir mais ao menos a rotina de uma semana na minha vida: Moro num Apto T2 entre segunda a sexta e aos fins de semana, ferias, feriados passo na casa da minha mãe (ela mora sozinha e um pouco longe de mim). Todas as Segundas feiras janto na casa da minha sogra (convivio), faço compras na hora de almoço, Terça-feira passo a ferro, quarta feira mudo lençois,limpo casa de banho e cozinha (ele aspira, eu limpo, ela dá banho às duas meninas eu cozinho), quinta feira aspirar quartos e sala (ele aspira, eu limpo o pó, ele dá banho eu engomo), entre estas coisas é preciso pôr roupa a lavar, ajudar a mais velha nos deveres,etc, sexta feira à noite rumo para a casa da minha mãe (minha casa também) e no sábado limpo a casa (T3), engomo, ponho roupa a lavar, mudar lençóis, mudar toalhas...etc e ao Domingo dia da catequese e missa pela manhã...almoço com irmãos e o marido vai para a horta plantar e cuidar das hortaliças, batatas, etc. Esta é mais ao menos a minha rotina (entre outras coisas que não mencionei). Não acha que precisava de alguém ao meu lado que colaborasse e que tomasse iniciativa?

      Beijos
      (desculpa o testamento)

      SAMM

      Excluir
  4. tens toda a razao, eles NUNCA tem iniciativa propria...embora por vezes os maridos das outras sim...como diz a musica...temos pedir e sempre pedir...mas concordo contigo...tudo nos cai em cima...a cozinha, limpeza, roupas, filhos, compras e a nossa vida professional...relamente somos umas heroinas só que ninguem nos dá valor...isso cansa...era só um desabafo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, percebestes-me na perfeição e eu também te percebo a ti... Heróinas somos mas nunca é assumido como tal... Obrigada pelo teu desabafo!

      Excluir
  5. Carlota,

    Eu não tenho muita razão de queixa, mas gabo-me de uma coisa: tomo eu a iniciativa.... de lhe pedir ajuda se for preciso. Se precisas, pede, vais ver que depois sabem bem terminarem os 2 mais cedo.

    Bjos,
    Marta

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...