quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pequenas Rotinas Diárias



Finalmente "cai na real". A minha casa nunca vai estar 100% arrumada e limpa.
É impossível ter a minha casa sempre limpa e bonita (como nas novelas/filmes) nós vivemos cá! As coisas sujam-se, o pó instala-se. Mas também não gosto de viver no meio do caos!!
Eu não moro sozinha, a C., pequenina como é, a desarrumar é um máximo, para arrumar...a coisa já é diferente! O R. já vai arrumando o que desarruma (depois de ser chamado à atenção)! O marido podia ajudar mais...(vá lá maridito sabes que é verdade!!!) 
Assim, ultimamente uma das minhas prioridades tem sido, manter a casa organizada e arrumada. E se não estiver impecavelmente limpa ...azar!!!!
E surpreendentemente já tive um elogio. A minha mãe no outro dia disse-me: "a tua casa agora está sempre arrumadinha!!!" 
Nem imaginam o orgulho que senti ao ouvir aquilo...  Por norma, a casa estava arrumada quando acabava de limpar mas depois a meio da semana, o caos começava-se a instalar... 
O que mudou na minha rotina? Comecei a adoptar algumas das sugestões da Thaís:
1.Fazer um pouquinho por dia. Todos os dias procuro arrumar o que estiver desarrumado, não deixando acumular...
2. Levo sempre algo quando saio de uma divisão. Esta dica apesar de óbvia é realmente prática. Sempre que saio de uma divisão tento levar comigo algo que não pertence a ela. Com esta dica  e como diz a Thais a "isso se chama aproveitamento de tempo e você arruma a casa mesmo sem perceber".
3. Guarde o que usar. Ok, aqui tenho confissão a fazer...Ainda tenho muito a aprender!!! Sou daquelas pessoas que quando acabam de fazer o jantar, a cozinha está num caos...Mas estou a tentar melhorar!

Parecem dicas tão simples, mas acreditem...No dia em que não as cumpro, a casa começa a ficar caos. Ainda a semana passada isso aconteceu... Depois de uma semana complicada no trabalho, na sexta quando cheguei a casa só me apetecia...deitar-me no sofá a ver televisão! E sábado de manhã a casa estava...literalmente num caos! 2 crianças a desarrumar sem ninguém em cima para controlar...(Imaginam, não imaginam), loiça do jantar por lavar, etc (nem vale a pena continuar)...

E vocês? Têm mais dicas para manter a casa arrumada?

3 comentários:

  1. Eu ainda estou longe das pequenas rotinas diárias. A divisão que tenho andado a destralhar estava mesmo numa bagunça e só depois de ultrapassar esse desafio passo para a manutenção. Uma das coisas que tive de mudar foi a minha vontade de ter sempre tudo perfeito, tal como tu dizes. Tomava muito tempo e acabava por não chegar a lado nenhum. Agora numa escala de 0-10, aprendi a contentar-me com um 7!

    ResponderExcluir
  2. Lá diz o velho ditado: grão a grão enche a galinha o papo.
    O importante é não desistir.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. A dica que te dou é que após estas tuas novas rotinas estarem bem instaladas, verifiques se não precisas destralhar. O caus poderá ser porque temos as coisas fora de sitio e/ou a mais.

    Menos tralha, menos para arrumar (mais tempo livre) logo menos caus à vista...

    Bjos,
    Marta

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...