segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como Punir Corretamente

À tempos descobri numa revista um artigo sobre "mais do que castigar".
Educar não é tarefa fácil, isso quem é pai já sabe. Os psicólogos afirma que é importante que se dê a entender, desde o início, que as acções trazem consequências e que tudo tem o seu limite.
Os mais novos devem compreender desde cedo o que é respeito, assim como saber distinguir o que é certo do que é errado.
Mais do que ameaçar e ralhar, é necessário que os pais assumam como figuras autoritárias para que a sua vontade seja imposta.
O castigo deve servir para repreender ou tirar à criança algo que lhe é querido, de forma a sentir que aquilo que fez não foi correcto e a reparar, de certa forma, a má acção que foi cometida.

Como Punir Correctamente

  • Explique e converse, de forma calma e aberta, com os mais novos sobre as regras que devem ser cumpridas, de forma a prevenir que algo de mal aconteça e justifique o castigo,
  • Explique que ninguém tem o direito de fazer mal a outra pessoa e, se isso, por acaso acontecer, o responsável deve ser punido.
  • A punição só faz sentido se acontecer imediatamente a seguir ao mal feito, e deve ser escolhida à medida da falta e não consoante o estado de espírito do adulto (confesso, aqui falho muitas vezes)
  • Nunca recorra ao castigo pelo castigo. A punição deve ter uma explicação prévia, como forma de relembrar e explicar o mal que foi feito.
  • Não dê presentes quando o seu filho tirar boas notas. Mais importante é elogiar a conquista
  • Quando o castigo é aplicado, o adulto não deve demonstrar sentimentos de culpa nem desculpabilizar-se pela sua acção. Se a criança perceber isso, o castigo perde o efeito que deveria ter. (outra que precisa de ser melhorada)
  • Se tiver 2 filhos, não os deve castigar da mesma forma, mas sim, tendo em conta a idade, personalidade, falta cometida, interesses pessoais, maturidade, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...