sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tentar ser Bons Pais!!!

Ontem o início da noite foi muito complicado.
Estive a pensar um pouco sobre esta situação e infelizmente cheguei a uma conclusão não muito feliz.
Cheguei a casa tarde. O marido estava de folga e tinha ido buscar o R. e a C.
Quando cheguei estavam a jogar PS2, apesar de existir a regra que é apenas ao fim de semana.
Comecei a fazer o jantar. Quando pedi para o R. por a mesa (já tinham acabado o jogo) - birra!!
E no meio de uma conversa disse-me: 
"Ninguém me deixa em paz. É na escola é aqui em casa" 
Fiquei surpreendida com o que me disse e questionei o motivo de tal afirmação. Respondeu algo que interpretei (mais tarde) como - quero fazer o que eu quero e não o que os outros querem - e virou costas e começou a brincar com um balão que estava ali perto.
Fiquei  irritada por me ter virado costas quando estava a falar com ele.
Quando o pai se apercebeu da conversa, ficou furioso. (julgo que também entra aqui um pouco de stress devido à falta de nicotina) Começou a ralhar, que era bom para ele e que fazia aquelas coisas, acima e abaixo...
Esta situação deu "pano para mangas"...R. passou o jantar a chorar e tinha o castigo de ir para a cama assim que acabasse o jantar. E assim foi. 
Pai, deveras irritado, ficou possesso comigo por estar no quarto a conversar com ele. Estalou a bomba entre mim e ele, claro (mas na cozinha). Entretanto, Pai foi ao quarto conversar com o R. e ele disse-lhe:
 "Nasceste para ser mau"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pai, se já estava possesso, imaginem como ficou...
Foi dar uma volta para espairecer e eu fui conversar novamente com o R. para ele entender as coisas. Quis pedir desculpa ao pai, e assim fez via telemóvel. Vim para o computador e quem aparece atrás: o R. Levei-o até à cama com a instrução de ficar deitado pois era esse o castigo dele.
Conclusão:
Infelizmente, conclui que somos pais permissivos. Facilitamos demais! O R. tem falta de regras. As regras até existem, mas são facilmente quebradas. Na tentativa de sermos bons pais acabamos por ser maus pais.
O R. está a ficar habituado a fazer aquilo que ele quer fazer e fica contrariado quando assim não é. Temos que ser mais rígidos e cumpridores das nossas próprias regras. E não balançar perante um castigo. 
Leio muito sobre este assunto e parece fácil quando falamos/lemos/escrevemos sobre ele. Mas por em prática no dia-a-dia é muito complicado...

2 comentários:

  1. Entendo-te mais do que imaginas. Além de sermos colegas de profissão e já ai sei o que sentes, também sobre este tema te compreendo. O que acontece é que temos tão pouco tempo para estar com eles, que quando estamos não queremos estar a ralhar com eles ou provocar alguma birra, porque já aturamos algumas no trabalho e de adultos. Mas a verdade é que temos de o fazer porque estamos a ajuda-los a construir a sua personalidade, e não queremos que se tornem em miúdos que não tema a noção das fronteiras da educação e respeito, mas isto é muito, muito difícil. Só para veres ouve muitas vezes que eu tive de impor respeito, chorou ele e chorei eu quando me deitei...mas tem de ser.

    Força e um beijinho.

    PS:Costumo visitar muitos blogs, mas nunca seguidora inscrita,vou-me estrear contigo, mereces ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sophie!!!Muito obrigada pelo conselho e pelas palavras amigas. Sinceramente, são comentários como o teu que me dão força...Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...